Add in Facebook

11 maio 2013

Guia Turístico da Rede das Aldeias Vinhateiras




Foi lançada recentemente mais uma importante ferramenta de promoção da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro, um mês depois da constituição da Associação de Desenvolvimento Wine Villages – ADRAV Douro, actual responsável pela condução dos destinos da organização, promoção e desenvolvimento do património material e imaterial da rede das aldeias vinhateiras do Douro.

O Guia Turístico da Rede de Aldeias Vinhateiras, apresentado no Museu do Douro, «será mais um instrumento para a promoção turística do Douro. Mas, de igual modo, pela informação nele contida, pelos dados que proporciona ao turista para melhor fruir o Douro. Desde logo, a própria riqueza de cada uma das Aldeias Vinhateiras, com o seu enquadramento na região, contribuirá para a revitalização socioeconómica e para a fixação da população nesta parcela do interior do país», escreve António Martinho no prefácio.

Elaborado pela Crimafil, o Guia Turístico da Rede de Aldeias Vinhateiras possui 100 páginas a cores com conteúdos introdutórios dedicados ao enquadramento geográfico e histórico das seis aldeias onde se explicam os fundamentos da sua importância para a Região Demarcada que lhes valeram o epíteto de Aldeia Vinhateira e o seu papel transversal nos produtos turísticos estratégicos definidos para o Douro, Touring Cultural e Paisagístico, Turismo de Natureza e Gastronomia e Vinhos.

Os forais, a história dos pelourinhos, igrejas e mosteiros, a heráldica das casas brasonadas, os rituais e as tradições ancestrais, os feitos das figuras ilustres, as lendas e estórias antigas, curiosidades locais e regionais, tudo está nas páginas dedicadas a cada aldeia vinhateira. Não faltam informações, fotos, mapas de localização das aldeias na Região e plantas dos respectivos centros rurais, assim como quadros com as distâncias em tempo e quilómetros entre aldeias e a centros urbanos. Há ainda sobre cada aldeia sugestões de circuitos a realizar e informação sobre o que visitar num raio de 60 Kms.
O guia sugere ainda um circuito que propicia ao turista o contacto com várias experiências de natureza paisagística, ambiental e natural, levando-o ainda ao contacto com a melhor gastronomia e vinhos do Douro. Esta informação inclui um directório com contactos úteis e informação sobre alojamento, restauração e enoturismo da Região.

Por Elisabete Mendes, em 11 de maio de 2013

0 comentários:

Enviar um comentário