Add in Facebook

30 janeiro 2013

Manual para gestão sustentável do Património Mundial


O Turismo de Portugal e a UNESCO apresentaram em Lisboa uma publicação dirigida aos gestores dos 40 sítios Património da Humanidade, de origem e influência portuguesa em todo o mundo, que reúne as melhores práticas internacionais de gestão sustentável de recursos culturais e patrimoniais.
O objectivo é aumentar as competências das entidades gestoras destes sítios (14 em Portugal e outros 26 espalhados por 18 países dos quatro continentes) para planearem e gerirem o turismo de uma forma mais sustentável em benefício das comunidades locais e dos seus visitantes, conciliando a preservação do património com os seus potenciais benefícios económicos a longo prazo.
A publicação reúne as conclusões do projecto de parceria “Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa” desenvolvido ao longo de dois anos entre o Turismo de Portugal e a UNESCO, através do Centro do Património Mundial.
O Património Mundial português e de origem ou influência cultural portuguesa constitui um dos maiores itinerários temáticos classificados pela UNESCO. O crescente interesse destes sítios como destinos turísticos impõe o envolvimento das comunidades locais na sua gestão para assegurar a sua sustentabilidade e transmissão às gerações futuras.
Através deste projecto pretende-se desenvolver competências adequadas à realidade de cada localização, que permitam a gestão integrada dos sítios, o envolvimento das partes interessadas, a monitorização de objectivos, a interpretação dos sítios e a escolha de mensagens, além da identificação de atracções turísticas e da criação de produtos turísticos.
Algumas das melhores práticas de gestão destes recursos culturais e patrimoniais foram identificadas e testadas com recurso a três estudos de caso representativos: Forte de Jesus, Mombasa, Quénia (exemplo de monumento isolado), Centro Histórico de Évora (exemplo de conjunto urbano) e Sítios Arqueológicos do Vale do Côa (exemplo de paisagem cultural). Os resultados serão agora disponibilizados aos gestores dos 40 sítios numa publicação editada em língua portuguesa e inglesa.
O projecto teve início no primeiro semestre de 2011 e integrou dois workshops em Lisboa e em Évora, acompanhados por especialistas da UNESCO, nos quais participaram os representantes de todos os sítios classificados como Património Mundial, portugueses e de origem ou influência portuguesas.


In OPÇÃO TURISMO

0 comentários:

Enviar um comentário