Add in Facebook

09 outubro 2012

FOZ CÔA AFIRMA-SE COMO CAPITAL DO DOURO SUPERIOR


19, 20 e 21 de Outubro
Provas comentadas, um concurso de vinhos, um colóquio para troca de conhecimentos entre produtores e engarrafadores de vinhos, animação de rua, venda de vinhos e de outros produtos regionais... O I Festival do Vinho do Douro Superior realiza-se já nos próximos dias 19, 20 e 21 de Outubro e pretende reforçar o estatuto de Vila Nova de Foz Côa como Capital do Douro Superior.

O Festival do Vinho do Douro Superior inicia sexta-feira (às 10h00) com o colóquio “A vinha e o vinho do Douro, o desafio da qualidade”, que está já a gerar muita expectativa. Desde logo, pela qualidade do painel de oradores confirmados: Francisco Olazabal (Quinta do Vale Meão), José Maria Soares Franco (Duorum Vinhos), David Guimaraens (Fladgate Partnership), Dirk Niepoort (Niepoort Vinhos), Luís Sottomayor (Sogrape), entre outros produtores conceituados da região duriense.

O encontro tem como objetivo a reflexão e partilha de experiências e conhecimentos entre os lavradores durienses, produtores e engarrafadores de vinhos do Douro e do Porto. Com um programa que se inicia pela manhã e se estende até ao final da tarde (ver programa em anexo), o colóquio marca a inauguração oficial do Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, Expocôa. Para participar no encontro, é necessário efetuar a inscrição que é gratuita mas limitada aos lugares disponíveis.

“O concelho de Vila Nova de Foz Côa assume cada vez maior importância na produção de vinhos da Região Demarcada do Douro. A sub-região do Douro Superior é um local de excelência para a produção de vinhos brancos, tintos e generosos e é essa qualidade e identidade que estamos empenhados em promover”, sublinha Gustavo Duarte, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa.


Vila Nova de Foz Côa afirma-se assim uma vez mais como Capital do Douro Superior. O Festival é organizado pela Câmara local e conta com a produção da Revista de Vinhos. Além de Vila Nova de Foz Côa, participam no certame os concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Meda, S. João da Pesqueira e Torre de Moncorvo. Está prevista a participação de cerca de 40 produtores de vinhos.


Além do colóquio, o I Festival do Vinho do Douro Superior tem previstas outras ações, como provas comentadas por especialistas, concurso de vinhos, provas de produtos regionais, animação nas ruas locais, bem como no novo pavilhão. Os visitantes terão ainda a oportunidade de provar e adquirir a preços especiais os melhores vinhos desta sub-região duriense.

Dirigidas a profissionais da área (sommeliers, responsáveis de lojas de vinhos, etc), as provas comentadas por especialistas têm lugar nos três dias do Festival. A saber:

- 19 de Outubro (18h30): “Grandes brancos do Douro Superior”, por Luís Antunes, jornalista e crítico da Revista de Vinhos;

- 20 de Outubro (18h30): “Grandes tintos do Douro Superior”, por Fernando Melo, jornalista e crítico de vinhos, colaborador da Revista de Vinhos;

- 21 de Outubro (18h30): “Tawnies e Vintages do Douro Superior”, por João Paulo Martins, jornalista e crítico da Revista de Vinhos.

A entrada no I Festival do Vinho do Douro Superior é livre e o acesso à prova de vinhos é feito mediante a aquisição de um copo no valor de dois euros. Destaque ainda para a possibilidade de compra de vinhos a preço especial de feira. Na sexta-feira, dia 19 de Outubro, o Festival decorre das 17h00 às 23h00. No sábado e no domingo, o horário é das 15h00 às 22h00.


Inscrições no colóquio “A vinha e o vinho do Douro, o desafio da qualidade”:
Sandra Gonçalves: sgoncalves@mce.iol.pt - Telf: 214 369 470

Inscrições nas Provas Comentadas:
Vanessa Quintas: vq.estagiario@mce.iol.pt - Telf: 214 369 514

Mais informações:
Celeste Pereira – celestepereira@greengrape.pt - Tlm. 939312449
Carina Silva – carinasilva@greengrape.pt - Tlm. 936825649
Greengrape – greengrape@greengrape.pt.
www.greengrape.pt
www.revistadevinhos.iol.pt

Fonte: CMVNFC

Lançamento oficial do I Festival do Vinho do Douro Superior

Quinta-feira (11/10), às 17h30, no Café Guarani (Av. Alidados, Porto), com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa e produtores do Douro Superior, com uma pequena prova de vinhos. Não falte!

0 comentários:

Enviar um comentário