Add in Facebook

03 julho 2012

II Passeio pedonal - Estação do Côa - Estação de Almendra


Realizou-se no passado sábado, 30 de Junho de 2012, a reedição do II Passeio pedonal pela Linha do Douro entre as estações do Côa e Almendra.
















Esta reedição resulta do compromisso assumido pela Foz Côa Friends Associação aquando da realização do II Passeio em Abril o qual teve de ser adiado por motivos de segurança pois a linha encontrava-se molhada e aumentava o risco de quedas.

Desta vez o tempo ajudou e cumpriu-se o programa delineado.

Os bravos defensores da Linha entre Pocinho e Barca D'Alva compareceram manhã cedo na praça do Município em Vila Nova de Foz Côa de onde foram transportados até às imediações da ponte da Foz do Côa em autocarro cedido pela Câmara Municipal conduzido com toda a segurança e profissionalismo pelo amigo Zé Pinto.

O grupo desceu então até à Linha onde todo o grupo se reuniu para dar inicio a mais uma acção em defesa da Linha.

Os olhares dos participantes perscrutaram por breves instantes a paisagem envolvente e a indignação pelo abandono desta infra-estrutura ficou bem expressa nas suas reacções.





Muito embora a dureza do piso e a vegetação que tomou conta da linha tivessem colocado dificuldades acrescidas o entusiasmo dos participantes superou com distinção todos os obstáculos que o traçado apresentava.




A beleza da paisagem dispensa comentários. A simpatia e cordialidade dos participantes ajudaram a reforçar os laços de amizade e cumplicidade entre os que acreditam que vale a pena quando a alma não é pequena.





































O grupo que seguia pela linha foi acompanhado de perto por uma embarcação de apoio onde seguiam dois elementos da Foz Côa Friends Associação.

Antes da chegada à estação de Castelo Melhor foi feita uma paragem no túnel das Pariças onde foi possível vislumbrar testemunhos do movimento do passado gravado pela fuligem das antigas locomotivas no tecto do túnel.












Mais à frente, a estação de Castelo Melhor e o casario anexo, rejubilaram com a nossa presença. O Local é paradisíaco. Apesar do longo abandono de mais de duas décadas, as construções mantêm-se de pé em sinal de resistência pacífica ao triste destino que tão cruelmente lhe impuseram. Que esta imagem de resistência sirva de mote a todos aqueles que não se conformam com o despovoamento do interior e que os ajude a convocar as forças e a vontade tão necessárias na defesa da nossa região.



















Depois de uma breve pausa para hidratação e descanso das pernas já um pouco fatigadas retomámos o caminho.

A ponte sobre a ribeira de Aguiar permitiu uma visão mais ampla do cenário circundante dominado pela beleza selvagem das paisagens durienses e pelos contornos geométricos dos vinhedos aí existentes.

Antes da chegada à estação de Almendra esperáva-nos um grupo de operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa a quem desde já agradecemos o apoio.

Finalmente, a chegada à estação de Almendra onde pudemos por breves instantes dar descanso às pernas e apreciar o magnífico areal junto ao rio.







Daqui seguimos de autocarro para a capela da Srª do Campo onde degustámos as fartas merendas.

















Pelas 17 horas regressámos a Foz Côa em fraterno convívio e com a consciência de que, mais uma vez, dissemos presente em mais uma jornada em defesa das nossas terras e património.








1 comentários:

Extraordinário passeio com uma não menos excepcional documentação em imagens.
É nesta manifestações que se fomentam ainda mais as relações, se acertam ideias e se equacionam as formas de luta que a razão justifica.

Enviar um comentário