Add in Facebook

17 março 2012

Criada marca Vale do Côa

Para distinguir produtos e serviços da região

A marca Vale do Côa vai passar a distinguir produtos e serviços daquela área territorial, no âmbito de um plano global de promoção e dinamização apoiado por fundos comunitários, disse nesta sexta-feira à agência Lusa fonte ligada ao projecto.


Rio Côa no concelho de Vila Nova de Foz Côa

Dulcineia Moura referiu que a nova insígnia será associada às gravuras rupestres (museu e Parque Arqueológico), ao Douro Vinhateiro, às aldeias históricas, aos castelos de fronteira, aos produtos endógenos, às tradições e manifestações religiosas.

Nascente do rio Côa - Serra das Mesas, Fóios (Sabugal)

"A marca Vale do Côa: um vale de património' pretende reforçar a identidade territorial do vale do Côa e fomentar o sentimento de pertença a esse território", explicou Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da Associação Territórios do Côa, responsável pela estratégia de eficiência colectiva do PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) Turismo e Património no Vale do Côa.

Segundo a dirigente, o plano global liderado por aquela associação com sede em Figueira de Castelo Rodrigo prevê um investimento global de 1,9 milhões de euros em projectos a realizar na região do Vale do Côa, em municípios dos distritos da Guarda e de Bragança.

Castelo de Numão

Dulcineia Moura referiu que a nova insígnia será associada às gravuras rupestres (museu e Parque Arqueológico), ao Douro Vinhateiro, às aldeias históricas, aos castelos de fronteira, aos produtos endógenos, às tradições e manifestações religiosas, entre outras áreas.

Gravura rupestre - Vale do Côa

A coordenadora da entidade responsável pela gestão e coordenação do PROVERE no Vale do Côa adiantou que o objectivo também passa por "entusiasmar os empresários, os produtores regionais e os promotores de alojamento em espaço rural a aderirem a este conceito", para terem mais-valias económicas.

Castelo do Sabugal

"Já temos propostas de aplicação da marca nos produtos regionais e existe uma proposta [de criação] do 'selo do Vale do Côa', cuja atribuição terá de ser muito criteriosa, para lhe associarmos o atributo de qualidade", acrescentou.

A responsável adiantou que o plano também prevê o desenvolvimento de projectos relacionados com a promoção das gravuras rupestres e de equipamentos turísticos.


Texto:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/criada-marca-vale-do-coa

0 comentários:

Enviar um comentário