Add in Facebook

16 novembro 2011

Recuperação de monumentos - Foz Côa investe 800 mil euros

Foz Côa investe 800 mil euros na recuperação de monumentos




 
 
 
  
 A Câmara de Vila Nova de Foz Côa vai investir, em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), cerca de oitocentos mil euros na recuperação de alguns dos principais monumentos do concelho.

"As intervenções em alguns dos monumentos são financiadas na totalidade pela DRCN, havendo outras em que autarquia só intervém com a chamada componente nacional", disse à Lusa o presidente da Câmara de Foz Côa, Gustavo Duarte.

As obras de beneficiação do património edificado vão incidir nos castelos medievais de Numão e na fortaleza de Castelo Melhor, na igreja matriz de Vila Nova de Foz Côa e no principal templo religioso de Almendra.

"No castelo de Numão há várias componentes na intervenção a realizar, as quais vão desde a limpeza do espaço passando pela consolidação das muralhas da fortaleza, até às escavações arqueológicas. A Reabilitação das torres do castelo e o reforço das suas estruturas são apenas alguns dos trabalhos e efectuar", exemplificou o autarca.

No que diz respeito aos templos religiosos da sede de concelho e da freguesia de Almendra são consideradas obras fundamentais já que vão reabilitar duas das principais igrejas do concelho duriense.

Segundo o autarca de Foz Côa, algumas das obras de reabilitação do património serão adjudicadas no decurso do corrente ano havendo outras, agendadas para o início de 2012, sendo as mesmas ambicionadas há já vários anos devido ao "avançado estado de degradação" dos monumentos.

"Após a conclusão das obras no castelo de Numão está prevista a assinatura de um protocolo, a celebrar entre a câmara e DRCN tendo em vista a criação de um centro interpretativo alusivo à vila medieval de Freixo de Numão", avançou Gustavo Duarte.

Na opinião do presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, o concelho não é apenas o património vinhateiro, ou arte rupestre, mas também o rico património histórico edificado.

"A preservação do património histórico é uma forma de atrair visitantes aos concelhos dos interior", concluiu o autarca.

As candidaturas para a recuperação do património do concelho de Vila Nova de Foz Côa foram feitas ao abrigo do programa ON-2/Novo Norte.
(ES)





Mais noticias sobre o assunto: Foz Côa, cnoticias

0 comentários:

Enviar um comentário