Add in Facebook

18 novembro 2011

Artesanato em Escama de Peixe


No passado dia 12 de Novembro de 2011 dois elementos da Associação de Amigos do Concelho - Foz Côa Friends visitaram o Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa com o propósito de observar de perto a arte exposta por uma das filhas da terra, São Parente, e para recolher os testemunhos desta nossa conterrânea sobre a sua obra.

Foram momentos agradáveis que passaram num abrir e fechar de olhos e que nos permitiram tomar conhecimento com uma arte que requer muito trabalho, paciência, dedicação e rigor.

A Associação de Amigos do Concelho - Foz Côa Friends gostaria de agradecer à artista, São Parente, a disponibilidade demonstrada pela forma simpática e afável com que nos guiou, pessoalmente, pela sua obra.
Agradecemos também ao pessoal do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa pela amabilidade e cooperação.

Sobre as Escamas de Peixe

Cada vez mais se fala em sustentabilidade, em meio-ambiente e em reciclagem.
Renovar os recursos, reaproveitando materiais que antigamente iriam parar ao lixo poluindo a natureza, é a palavra de ordem nos dias de hoje.

Todos os dias milhares e milhares de peixes são pescados e vão parar à mesa dos Portugueses, mas o que acontece aos restos que sobram?
Geralmente terminam no lixo ou servem de alimento a cães e gatos, o que até hoje era uma coisa normal.
Bom...hoje já não é bem assim !

O ser humano é criativo por natureza e, pensando nas sobras dos peixes, descobriu que as podia reciclar transformando-as em artesanato. Podem transformar-se em brincos, pulseiras, flores artificiais e até lustres.
São coisas belíssimas e que muitos duvidam que seja apenas escama de peixe.

A escama de peixe é uma espécie de osso ou cartilagem. A coloração dos peixes é dada pelas cores das suas escamas, daí que alguns peixes sejam mais procurados por terem uma beleza especial.
Como exemplo temos a dourada e a carpa.



Algumas palavras da artista


Não se sabe ao certo onde começou esta arte, embora se saiba que onde é mais desenvolvida é na ilha de S. Miguel, nos Açores.

O artesão aprendeu a desenvolver as suas técnicas de fabrico através dos séculos.

Com a emigração, os Açorianos levaram esta arte para o Brasil onde está bastante desenvolvida. 

O gosto dos açorianos pelas flores fez com que o trabalho com as escamas de peixe se transforrnasse em verdadeiro prodígio na meticulosidade de montar os arranjos que ornamentavam as casas a partir do século XVII.

Em Portugal continental, é principalmente na região de Setúbal que os artesãos executam com grande perfeição e criatividade estes trabalhos com esta matéria-prima original: escama de peixe.

Os trabalhos realizados para esta exposição são totalmente efetuados à mão.

(Texto: São Parente)


A Exposição

























Entrevista à artista



Fotos e vídeo: Foz Côa Friends (C)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Enviar um comentário