Add in Facebook

21 setembro 2011

Jornadas Europeias do Património "Entre o Côa e o Douro Internacional"


Nos dias 23 a 25 de Setembro, decorrem as Jornadas Europeias do Património - Património Paisagem Urbana, no âmbito das quais se insere este evento, “Entre o Côa e o Douro Internacional”, que terá lugar no dia 23 em Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.”

Convida-se o público a ler, nos monumentos inseridos em espaço rural e no contexto de actuais áreas protegidas, centros urbanos medievais e pólos organizadores do povoamento num espaço de fronteira. Uma leitura que se traduz num percurso guiado por investigadores.

No território correspondente aos actuais Parque Arqueológico do Vale do Côa e Parque Natural do Douro Internacional, na Baixa Idade Média, os monarcas leoneses e portugueses procuraram dominar este espaço fronteiriço entre os dois reinos, organizando-o, dotando-o de centros de povoamento urbanos, onde se administrava justiça e centrava a fiscalidade, procurando interlocutores e aliados. A criação de vilas como Castelo Melhor e Castelo Rodrigo, de fundação leonesa, no Riba Côa, espelham este movimento reorganizador de Leão.

O mosteiro de Santa Maria de Aguiar, de fundação anterior, corresponde a um avanço do rei de Leão sobre este território e à sua exploração organizada pelos monges de Cister, especialistas em explorar e valorizar terras remotas, periféricas, distantes dos centros de poder de outros senhores da terra.

Vila Nova de Foz Côa remete-nos para uma realidade portuguesa, um centro urbano criado de raiz por D. Dinis, dominando o passo do Côa e Douro e o importante corredor de ligação que corresponde hoje ao traçado do IP2.

Fonte: ICNB



0 comentários:

Enviar um comentário