Add in Facebook

06 setembro 2011

Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa

Ambulância de socorro dos Bombeiros Volta a Não responder às necessidades

Foi um péssimo começo de semana nos Voluntários de Foz Côa. A velhinha ambulância de socorro deste corpo de Bombeiros e única afecta ao INEM como posto de reserva voltou a não responder convenientemente quando solicitada.

Desta feita não foi na saída para uma situação de emergência, mas sim na visualização diária da operacionalidade das viaturas, altura em que uma deficiência no motor de arranque deixou sem resposta o enfadonho motor.


Durante todo o dia o mecânico onde os Voluntários recorrem debruçou-se sobre a situação, entregando a viatura apenas no final do dia. Com 2 ambulâncias de transporte de doentes avariadas e parqueadas em oficinas e outras tantas em serviços de consulta, restava uma ambulância de transporte de doentes condigna, visto que a outra disponível e de ultimo recurso data de 1992 e possui uns admiráveis 900.000 km.

Com a adaptação da referida viatura a ambulância de socorro temporária, o resto do dia viveu-se com algum sobressalto, pois restava como missão a garantia de escoamento do serviço básico de urgência em situações clínicas preocupantes.

Os Soldados da Paz de Vila Nova de Foz Côa lutam pela aquisição de uma ambulância de socorro nova há mais de 5 anos. Todas as possibilidades têm vindo a ser esgotadas e/ou ignoradas por quem de direito e de responsabilidade. Durante todos estes anos, diversos ofícios foram enviados para o INEM e seus responsáveis, Ministério da Saúde, gabinete do Primeiro Ministro, Governador Civil, Município de Foz Côa, entre outros e todos, vergonhosamente, NÃO SE DIGNARAM SEQUER A DAR UMA RESPOSTA.

AO MENOS DIGAM NÃO!!!

Esta é a situação dramática que se vai vivendo, com os abnegados do costume e ao jeito bem português a fazer pão sem farinha, em que diariamente são obrigados a tripular uma viatura “treceiromundista” para defender uma casa, defender uma imagem e o mais importante, salvar e socorrer.

Pacientemente aguarda-se pelas últimas diligências feitas junto do Presidente do Município de Vila Nova de Foz Côa, Eng. Gustavo Duarte, com a esperança de que a breve prazo esta situação esteja resolvida e na vontade aqui manifestada de, juntamente com a inauguração das novas instalações dos Bombeiros para meados de Outubro, se lhes possa juntar outra garrafa de champanhe para derramar sobre a lápide de baptismo de uma nova ambulância de socorro.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100;
NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Fonte: Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa

Este comunicado denota claramente o desespero dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa que vêem a sua missão posta em risco por falta de meios. Quem tem por habito cumprir com profissionalismo e pontualmente as suas incumbências, obviamente, fica apoquentado.

Esta situação, apresenta-se deveras preocupante e insustentável, não só para os Soldados da Paz, mas essencialmente para toda a população do concelho, pois, trata-se de uma postura incompreensível e inadmissível por parte das entidades responsáveis, configurando a sonegação dos serviços mínimos necessários, essenciais e exigidos pela população.

Estou certo, que os Bombeiros Voluntários de Foz Côa têm a certeza do carinho e gratidão de toda a população. Não será este o momento de lhes ser demonstrado, inequivocamente, o apoio de que necessitam nesta justíssima reivindicação?

Talvez, um abaixo assinado subscrito por toda (que entenda fazê-lo) a população enviado às diversas entidades mencionadas dê a força necessária para que se consiga a ambulância indubitavelmente imprescindível.

João Pala

3 comentários:

Cinco anos sem uma resposta para a compra da ambulância? Acho que a não resposta é bastante explícita. Vamos meter mãos à obra. Os responsáveis pelos Bombeiros criem uma conta numa instituição bancária, publicitem-na aqui e noutros locais e vamos fazer um peditório para este efeito. Estou convencido de que a generosidade dos Fozcoenses mais uma vez mostrará o seu bairrismo.
Adriano Ferreira

NOTA DA DIRECÇÃO
Informação aos Sócios e Fozcoenses

Na sequencia da informação disponibilizada no dia 6 de Setembro, que dá conta da situação de falta de meios aos Bombeiros, nomeadamente de Ambulância de Socorro e Ambulâncias de Transporte de Doentes, dado ter havido, de imediato, por parte dos “Fozcoenses” no “Facebook” e nos contactos de rua, uma boa compreensão e adesão no sentido de todos colaborarem e comparticiparem, para num curto prazo, vermos melhorado o nosso parque automóvel agradeço e informo que:

Para se concretizarem as intenções manifestadas, a Direcção está a ultimar um sorteio, devidamente autorizado pelo Governo Civil da Guarda.

As empresas comerciais e industriais de Fozcoenses, residentes no Concelho, no País ou no estrangeiro, que queiram colaborar com valores e ver inserida publicidade nos talões da rifa, deverão contactar-nos através de carta, do fax 279 768 101 ou do endereço de correio electrónico - bombeirosfozcoa@sapo.pt

Para estas situações ou donativos individuais, os respectivos valores são passíveis de dedução em sede de IRC e IRS, mediante a nossa emissão do respectivo recibo.

Enquanto preparamos o sorteio, agradecemos que os “Fozcoenses”, residentes no Concelho, no País ou até no Estrangeiro, em nome individual, em grupo, em nome de qualquer Associação ou outra entidade, nos informe da sua disponibilidade e empenho em vender as rifas, para logo que possível, fazermos a remessa das respectivas cadernetas do sorteio.

Qualquer Ambulância, devidamente equipada, custa á volta de 40. 000 euros.

Continuamos a pressionar as diversas entidades, referidas na informação do dia 6. Os Bombeiros não deveriam precisar de organizar sorteios ou peditórios como já houve necessidade de acontecer no 2º semestre de 2007 para aquisição de uma nova Ambulância.

A Vontade, o Bairrismo e o empenho dos “Fozcoenses”, somados á responsabilidade das diversas entidades, vai, com certeza melhorar a capacidade de resposta dos nossos Bombeiros.

O meu obrigado, pelas palavras e pelas mensagens de apoio.
Conto com todos. Podem continuar a contar com os Bombeiros.

O Presidente da Direcção

António Lourenço

A administração do Blogue dos Bombeiros de Foz Côa, os elementos de Comando e o Corpo Activo dos Bombeiros de Foz Côa, de forma muito particular e muito sentida vem por este modo manifestar publicamente a intenção de se unir á causa que está a ser promovida pela Direcção, com o sentido de responsabilidade intrínseco que sempre caracterizou os Operacionais deste Corpo de Bombeiros.

Surpreendentemente, o feedback sentido apurou ainda mais a nossa vontade de responder a mais uma solicitação, missão que apesar de não ser considerada intrínseca às nossas capacidades, é recheada de valores humanitários e de solidariedade, epígrafes que diariamente são alicerçadas, fomentadas e praticadas por esta nobre família.

Conforme refere um filosofo do antigo império romano, Sêneca, “Ninguém se devia preocupar em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, pois ninguém tem o poder de viver muito.”

Numa sociedade em que o materialismo e o capitalismo estão cada vez mais inveterados, estas frases fazem cada vez mais sentido. Gestos de solidariedade e “revolta” publicamente expressos pelos “anónimos” integrantes da nossa sociedade denotam, evidentemente, nobres valores que são peculiares aos anónimos que neste quartel se agrupam com o epíteto de “Bombeiros”.

Obviamente e envaidecidamente entendemos que, toda esta exteriorização de sentimentos é um sinal de reconhecimento e agradecimento por todo o nosso trabalho, pressagiando uma linha de continuidade, muito por responsabilidade dos ricos valores que esta moldura humana possui.

A fasquia foi elevada a um nível tão alto que o vocábulo fracasso é desconsiderado, e, por esse motivo, aguardamos, por parte de todos, uma reciprocidade á altura do desafio.

Hoje, são os Bombeiros que precisam de si… Obrigado.

Bombeiros de Foz Côa.

Enviar um comentário