Add in Facebook

03 junho 2011

Requalificação Urbana

Foram apresentadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, em 15 de Abril de 2010, ao Programa Operacional Regional do Norte, quatro candidaturas enquadradas num plano de acção de regeneração do centro urbano da cidade.

As candidaturas em causa, são as seguintes:

•          Requalificação do Espaço Público da Zona Histórica;
•          Valorização das Infra-estruturas do Parque de Santo António;
•          Requalificação da Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral;
•          Dinamização Social e Cultural do Centro Histórico.




REQUALIFICAR,  mais que um objetivo, é o desejo de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, caso contrário correr-se-á o risco de realizar, obras para "inglês ver" e/ou  “mostrar obra feita”.

Como sabemos e podemos comprovar pelas imagens aqui publicadas, algumas destas obras  estão já em curso. Parece-me assim, ser o momento oportuno de se concretizar o desejo, acredito de uma grande parte de fozcoenses,   de alcançar “Uma cidade sem fios e cabos aéreos”.



Não será empreitada fácil, mas com alguma boa vontade, prudência e essencialmente uma boa programação e organização das obras, também não será com certeza,  tarefa impossível.
Melhor ocasião não surgirá nos próximos anos, para que se proceda a este tipo de intervenção. Há por isso, que aproveitar este momento, para que toda a “cablagem” que prolifera pelos ares das ruas de Foz Côa seja objecto de infoestruturas de redes subterrâneas, dando à cidade uma imagem moderna, aprazível e consequente diminuição da poluição visual, garantindo ambientes de maior conforto e segurança.



Proceder-se a uma requalificação urbana e  desvalorizar aspectos tão importantes como este, é de todo impensável e acima de tudo indesejável.

João Pala

0 comentários:

Enviar um comentário