Add in Facebook

02 junho 2011

Foz Côa: Uma das Maravilhas do Douro


O concelho de Vila Nova de Foz Côa fica situado no distrito da Guarda, província de Trás-os-Montes e Alto Douro. É constituído por dezassete freguesias, possui 381,04 km² e é limitado a norte e nordeste pelo rio Douro, de cuja margem esquerda a sede do concelho dista quatro quilómetros.
Confina com os seguintes municípios: Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Pinhel, Penedono e S. João da Pesqueira.
A melhor fonte de riqueza do concelho é a cultura da vinha, da oliveira (o vinho e o azeite são excelentes!) e da amendoeira. Ligada à agricultura desenvolveu-se a pecuária. Abundam ainda os rebanhos, principalmente de ovelhas.
A sede do concelho, de onde sou natural, estende-se por um grande planalto, sobranceiro ao rio Douro, a mais de quatrocentos metros de altitude. Fica muito afastada dos grandes centros de actividade política, económica, social e cultural, embora essa distância tenha vindo a ser progressivamente encurtada com a melhoria das vias de comunicação.
A cidade possui monumentos e sítios com muito interesse, como, por exemplo, as ruas da parte velha da cidade, a Igreja Matriz, o Pelourinho, as numerosas capelas à volta da cidade com os seus belos miradouros, etc.
De todos os monumentos e locais de interesse da cidade, o que mais me agrada é a sua zona histórica.
Num desses bairros, na parte mais alta desta localidade, situa-se a torre – hoje chamada “Torre do Relógio” – e uma parte da muralha do castelo que ali existiu antigamente. Subindo lá acima, através dos seus numerosos degraus de madeira que existem no seu interior, avista-se um magnífico panorama.
Numa pequena rua muito próxima, encontra-se a capela de Santa Quitéria, antiga sinagoga, onde se pode admirar a bonita imagem barroca do Senhor dos Passos.
A dois passos dali, fica a Praça do Município, onde se situa o edifício da Câmara Municipal, o qual data de finais do século dezanove.
Mesmo à sua frente, encontra-se o pelourinho, de estilo manuelino. É formado por uma coluna quadrangular de granito, onde estão moldadas cordas e conchas. Tem quatro pirâmides e uma esfera armilar na parte superior. Termina com uma flor-de-lis. É um monumento nacional.
É também na Praça do Município que se encontra a Igreja Matriz, na minha opinião, o principal monumento de todo o concelho, o qual foi mandado construir por D. Manuel I.
É um bonito templo religioso, quer o seu interior quer o exterior. Na sua frontaria, encontra-se a imagem da padroeira de Foz Côa: Nossa Senhora do Pranto. O seu rico interior faz lembrar os antigos templos gregos.
A Praça da República, também chamada Praça do Tablado, é um dos pontos mais movimentados da cidade. É também ponto de encontro dos idosos e reformados que, sentados nos seus bancos, passam o seu tempo a conversar ou a observar o vaivém de carros e pessoas.
Enfim, Vila Nova de Foz Côa é realmente uma cidade rica em património. E, para verificar que tudo isto é verdade, não há como, um dia destes, dar um passeio por estas paragens.
  
Rui Pedro Martins Gonçalves Costa,

0 comentários:

Enviar um comentário