Add in Facebook

22 maio 2011

MANIFESTAÇÃO DE APOIO À REABERTURA DA LINHA POCINHO-BARCA D'ALVA NA PRAÇA HUMBERTO DELGADO (PORTO)

De entre as várias ideias e estratégias que têm surgido da parte dos Amigos do Concelho de Vila Nova de Foz Côa, a Manifestação de Apoio à Reabertura da Linha do Pocinho a Barca d'Alva a levar a efeito na Praça Humberto Delgado foi a que colheu maior prioridade. Se por um lado este evento não carece de tanto trabalho logístico como aconteceu com o Passeio Pedonal, por outro aumenta a responsabilidade e o risco da sua execução. Desde logo porque o teatro das "operações" é no lugar mais carismático da cidade do Porto, mas também porque a "fasquia" está colocada mais alto.

Daí a necessidade de uma participação ainda mais responsável, mais coesa e mais empenhada. Além disso, a possibilidade de participação de um ou mais responsáveis políticos obriga a que este evento tenha de ser preparado e executado ao pormenor! Nada que não seja possível de concretizar, a avaliar pela excelente entrega e a espectacular camaradagem, que caracterizaram a execução do Passeio Pedonal.

Não perdendo de vista o grande objectivo da nossa acção - A REABERTURA DE LINHA POCINHO-BARCA D'ALVA - há que considerar que, com a Viagem na Linha do Douro e a Manifestação nos Aliados pretendemos:

  • Intensificar os laços de camaradagem e convívio entre todos os Amigos do Concelho de Vila Nova de Foz Côa

  • Reconhecer o valor económico e turístico da linha do Douro em TODA a sua extensão (Porto-Barca d'Alva)

  • Pressionar os responsáveis políticos nacionais e regionais para o cumprimento do acordo e do convénio já assinados

  • Sensibilizar a opinião pública e a comunicação social para a necessidade da reabertura do referido troço da linha do Douro e a vantagem económica, turística e cultural na reactivação da linha férrea internacional até ao coração de Castilla y Léon
Assim, tendo em conta os condicionalismos ainda existentes, é possível apresentar o seguinte Programa:

Brevemente todos os participantes serão informados sobre os

pormenores deste evento.




1 comentários:

«RUMO SOLIDÁRIO PELA REABERTURA DO TROÇO DA LINHA DO DOURO – POCINHO / BARCA D’ALVA»
Esta é a regra que deverá nortear todos os que se preocupam com o desenvolvimento da nossa região, neste caso concreto, atrevo-me a dizer também, com o desenvolvimento nacional. Esta é uma reivindicação justa e de fácil concretização, a sua indispensabilidade, viabilidade e sustentabilidade económica estão suficientemente confirmadas nos diversos estudos de distintos especialistas nas áreas dos transportes, turismo e economia.

Não será obrigação de todos nós, ajudarmos a retirar a “venda” dos portadores de tanta “cegueira” ou a desmascarar os que são movidos por interesses, que não os regionais ou mesmo nacionais?

A actividade solidária é uma das manifestações mais expressivas do exercício de cidadania, contudo, muitos não consideram este valor na sua prática quotidiana, desconhecendo que a solidariedade é a solução para muitos dos problemas da sociedade portuguesas.

Enviar um comentário