Add in Facebook

20 abril 2011

Reabertura da Linha do Douro " Pocinho-Barca D´Alva" em Destaque

O Passeio Pedonal ao longo da linha férrea do Douro, que reivindica a reabertura do troço "Pocinho-Barca D´Álva" foi, mais uma vez,  publicado na Imprensa.

Movimento cívico “salvaguarda” linha do Douro entre Pocinho e Barca de Alva

“Amigos do concelho de Vila Nova de Foz Côa” é o nome do mais recente movimento de cidadãos que terá por princípio a “salvaguarda” da linha do Douro e do património cultural e ambiental da região duriense. A escritura pública da associação cívica está agendada para terça-feira e encontra-se aberta a todos os cidadãos que queiram “ajudar a salvar” o que ainda resta troço da linha férrea do Douro entre o Pocinho e Barca de Alva.
Segundo disse à Agência Lusa um dos impulsionadores da nova associação de cidadãos, José Constâncio, trata-se de um movimento cívico e apartidário, capaz de fazer intervenções no domínio cultural e intelectual. “A linha do Douro é uma mais valia para o transporte de turistas que queiram visitar o museu do Côa e todo o património rupestre existente nas margens do rio Douro. Ao longo da linha existem quatro sítios onde há gravuras ainda pouco divulgadas,” afiançou.
No entanto, o responsável garante que não é só o vale do Côa que dispõe de gravuras rupestres, mas igualmente toda a região envolvente. Com a activação da linha de caminho de ferro todos os sítios poderão ser visitados. “Estamos situados numa região plena de potencialidades turísticas, que estão a ser pouco aproveitadas. A activação do troço da linha do Douro entre o Pocinho e Barca de Alva poderia ser uma mais valia para a promoção turística da região de Foz Côa,” assegurou Constâncio.
O movimento cívico conta nas suas “fileiras” com cerca de 150 pessoas, mas está a “crescer diariamente”. “Para chamar a atenção do nosso movimento vamos realizar no dia 23 Abril [sábado] um passeio pedonal pelas margens do rio Douro, com a finalidade de dar a conhecer os princípios da nossa causa,” concluiu.

Jornal Norte / Lusa


Fonte: Jornal do Norte

Mais noticias sobre o este assunto (1) (2)

0 comentários:

Enviar um comentário