Add in Facebook

18 abril 2011

O Passeio Pedonal no Jornal "Nova Guarda"


Na sua edição de 13 de Abril, o jornal "Nova Guarda" publicitou o evento "PELA REABERTURA DA LINHA POCINHO-BARCA D'ALVA", em artigo que, pela sua importância, se transcreve a seguir. Crê-se que outros jornais, nomeadamente o PÚBLICO, JN e DN, também farão referência ao evento durante a semana da Páscoa. A RTP foi também contactada, prevendo-se a sua presença no dia 23 de Abril.


******************************************

Iniciativa no dia 23 pretende chamar a atenção dos responsáveis

Grupo de amigos de Foz Coa reclama reabertura da linha entre Pocinho e Barca d’Alva


Um grupo de amigos de Foz Coa, que se constitui como “Associação dos Amigos do concelho de Vila Nova de Foz Coa”, também designada “Foz Coa Friends”, vai organizar um passeio pedonal pela linha do caminho de ferro abandonada entre o Pocinho e a estação do Coa. A iniciativa será realizada no dia 23 deste mês, com a participação de cerca de 200 pessoas, que se juntam na luta pela reabertura da linha férrea entre Pocinho (Foz Coa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo).

Este evento tem como principais objetivos “estreitar laços de amizade entre os amigos de Foz Coa residentes e não residentes no Concelho e, sobretudo, chamar a atenção dos responsáveis políticos e do País em geral para o estado degradante do património da CP e para a necessidade urgente da reabertura da linha do caminho de ferro do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva”.

A associação “Foz Coa Friends” entende que “este troço da via férrea, desativado e completamente abandonado há 24 anos, merece ser reativado”. Justifica esta ideia tendo em conta que a linha “se desenvolve ao longo do rio Douro Vinhateiro, percorre parte do Parque Arqueológico do Vale do Coa, passa apenas a 800 metros de distância do recente inaugurado Museu do Coa e, curiosamente, pode estabelecer a ligação entre o Parque Arqueológico do Coa e a sua extensão das gravuras rupestres de Siega Verde, próximo do rio Águeda, todos eles considerados patrimónios da humanidade pela UNESCO”. “Acresce ainda a circunstância de já terem sido iniciadas as obras para a construção do Centro de Alto Rendimento do Pocinho, bem como o plantio de extensas novas vinhas que ao longo do percurso ladeiam as margens”, destaca a Associação.



A reabertura da linha entre o Pocinho e Barca d’Alva, “com ou sem a sua continuação pela região de Castela e Leão”, como também é reivindicada por associações castelhanas, “assume hoje em dia uma importância estratégica do ponto de vista turístico, cultural e económico, argumento que é aceite também pelos responsáveis políticos nacionais e regionais, que sobre este assunto realizaram conferências e convénios, designadamente em Barca d’Alva e na estação do Pocinho, onde esteve presente a ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino”, reforça o grupo de amigos de Foz Coa.

Um dos organizadores do passeio do próximo dia 23 é José Manuel da Costa Ribeiro, professor que esteve na linha da frente da defesa pela preservação das gravuras rupestres, a que se juntam também José António Maurício Lebreiro e José António Branco Constanço.

O programa da caminhada inclui visita guiada ao núcleo arqueológico neolítico da Vermelhosa, animação musical e almoço convívio partilhado, intervenções de membros da Associação e visita ao Museu do Coa.

0 comentários:

Enviar um comentário