Add in Facebook

23 março 2011

Os “PANTOMINEIROS” de Foz Côa


"Os Pantomineiros - Mercado de Teatro da AJGF" é o grupo de teatro da Associação Juvenil Gustavo Filipe. Apesar de existir desde a fundação da associação foi apenas baptizado oficialmente com este nome em 2009, homenageando desta forma Armando Neves (um dos maiores pantomineiros da região) e todos os pantomineiros em geral. O Mercado de Teatro da AJGF tem como objectivo principal a troca de experiências e emoções, normalmente através de pequenos sketches de teatro cómico.
Para além dos sketches apresentados regularmente em várias actividades ao longo do ano, Os Pantomineiros desenvolveram no verão de 2010 a sua primeira grande produção:
2010 - Odisseia na Pré História”

Neste mundo de anormalidades, onde se desvaneceu a inteligência, há que registar excepções, o bom gosto, bom senso, muito talento e aplicação destes “PANTOMINEIROS”. Transmitem alegria e esperança, divertem-se e divertem, têm a arte de transmitir valores “a brincar”.

Será esta a «geração dos 500 euros»? Certamente que não, trata-se efectivamente de uma geração encantadora.

Vulgarmente, a palavra “pantomineiro” é aplicada com significado pejorativo, caracteriza a postura, pouco coerente de estar na vida de certas pessoas, enganam com mentiras ou trocam de opinião com muita facilidade (chamada cambalhota), estão na vida subjugados ao poder e limitam-se a abanar a cabeça na direcção que lhes é imposta (sem carácter), etc. Esta, sim é a «geração pantomineira».


Falando de coisas sérias e de bom gosto, “OS PANTOMINEIROS” de Foz Côa estão a fazer um trabalho espectacular, que, naturalmente vai fazer escola e arrastar muitos outros jovens para a prática desta arte tão nobre, que diverte quem a pratica e simultaneamente quem a aprecia.


Aqui ficam alguns vídeos, que testemunham o magnífico trabalho destes jovens, que tanto nos dão e nada pedem. Não teremos nós a obrigação de os apoiar nos seus imperdíveis espectáculos?

Tenho pena, de não poder acompanhar mais de perto as vossas tão divertidas pantominices.

Parabéns e um forte abraço, para todos que colaboram nesta Grande iniciativa de criatividade e de enriquecimento da cultura do nosso Concelho.

Obrigado.









Poderá ver mais vídeos dos “Pantomineiros” (aqui)

3 comentários:

De "Pantomineiro" e de Louco, todos deveríamos ter um pouco!
É com um enorme prazer que vejo e oiço pessoas tão conhecidas de todos nós Fozcoenses, a "entrar" na brincadeira. A boa disposição e o humor saudável, é-nos transmitido por estes jovens talentosos (não fossem eles Fozcoenses!)de uma forma simples e natural.
Continuem a surpreender-nos, por favor. Obrigado

Boa tarde "Pantomineiros",
Acabo de ver alguns vídeos das V. actuações, e quero dizer-vos que os achei espectaculares.Mas mais importante do que isso é ter ficado com a sensação de que a arte e a cultura, estão a despertar na nossa terra a Vocês estão a ser uma fatia importante, nesse particular.
Parabéns,continuem para bem de Foz Côa e dos Fozcoenses em particular, e do próprio País em geral.

Acho que estamos na mesma onda, só que vocês não são profissionais como os que estão à frente do nosso país!

http://pantominocracia.blogspot.pt/
Um espaço de opinião que nos leva da Democracia à Pantominocracia

Enviar um comentário