Add in Facebook

14 março 2011

O CORTEJO ALEGÓRICO - 2011

O cortejo alegórico assume, dentro das Festas da Amendoeira e dos Patrimónios Mundiais do concelho de Vila Nova de Foz Côa, o papel principal como actividade cultural potenciadora da criatividade e da participação da população em geral.

Estima-se que neste cortejo de 2011, onde participaram cerca de cinquenta carros alegóricos e grupos apeados, estiveram envolvidos mais de mil concidadãos, entre participantes e figurantes, construtores dos carros alegóricos e coordenadores e responsáveis pelo cortejo. Este número representa cerca de um quinto da população total e quarenta por cento da população activa.
Além do "fenómeno" da participação popular, o cortejo alegórico/etnográfico tem como principais objectivos promover as actividades económicas, potenciar os costumes e usos, as tradições e as lendas, revisitar a história do concelho e, sobretudo, envolver a população do concelho numa actividade cultural genuína, potenciando o espírito colectivo e a cidadania participativa.
O cortejo/2011 cumpriu satisfatoriamente todos os objectivos propostos, tendo-se distinguido os casos típicos das profissões extintas ou em vias de extinção, como são os casos do sapateiro, do correeiro, do ferrador, do tanoeiro, do oleiro, etc.
O cortejo é uma verdadeira "bíblia" do artesanato e da vida rural, mas é também o "tablado" para as escolas do concelho mostrarem o que de melhor desenvolveram durante o ano lectivo, sendo a participação das escolas um dos factores de sucesso dos cortejos alegóricos.
Além da população a nível individual, o cortejo/2011 contou sobretudo com a participação de várias juntas de freguesia, associações culturais, organismos do Estado e de solidariedade, como a Santa Casa de Misericórdia, bandas musicais, grupos folclóricos, todos irmanados no mesmo espírito de cooperação e de participação, factores que tanta falta vão fazendo nos momentos conturbados dos tempos que correm.
Como presidente do júri do cortejo alegórico tiro o meu chapéu a todos os participantes directos e indirectos nesta excelente actividade cultural que encerra, com chave de ouro, a XXX Festa das Amendoeiras e dos Patrimónios Mundiais e que fez afluir à sede do concelho milhares e milhares de visitantes que, em tempos de "vacas magras" e nas condições climáticas desagradáveis, afluiram ao nosso concelho.
Disso é testemunha o Museu do Côa que, nos três fins-de-semana das Festas, atingiu o espectacular número de três mil visitantes, o que o transforma no museu mais visitado em todo o país!
Muito haverá para fazer e mais ainda para melhorar! Importante é também redefinir novas estratégias, agora que o nosso concelho se encontra dotado desta excelente estrutura de desenvolvimento cultural e económico!
Assim saibam os responsáveis políticos, culturais e económicos percepcionar os novos tempos do mundo e da região do Côa!
..............................................
José Ribeiro
presidente do júri
................................................

2 comentários:

O Cortejo foi excelente na recriação de fainas, representação de profissões, mostra de artefactos antigos e sobretudo na participação humana em todos os escalões etários. Estão de parabéns os que participaram, os que fizeram para que se realizasse assim como todos os que assistimos.Bem hajam. Foz Côa fervilhava de Gente que sorridente vivia o momento; saibamos potência-lo e desfruta-lo.

Deste excelente relato do Professor José Ribeiro, permitam-me destacar este parágrafo que é a “receita” do grande sucesso deste cortejo:

“Além da população a nível individual, o cortejo/2011 contou sobretudo com a participação de várias juntas de freguesia, associações culturais, organismos do Estado e de solidariedade, como a Santa Casa de Misericórdia, bandas musicais, grupos folclóricos, todos irmanados no mesmo espírito de cooperação e de participação, factores que tanta falta vão fazendo nos momentos conturbados dos tempos que correm.”

Com esta “receita” tudo é possível…

Obrigado, Zeca

Enviar um comentário