Add in Facebook

20 fevereiro 2011

Turismo do Douro Mostra-se Como Destino de Excelência na BTL 2011

A Entidade Regional Turismo do Douro volta em 2011 à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que vai realizar-se entre os dias 23 e 27 de Fevereiro na FIL. O ano de 2010  foi de afirmação para o Douro como Destino de Excelência e Sustentável, com uma procura consistente e uma oferta mais qualificada e diferenciada, em que se destacaram a abertura do Museu do Côa, a consolidação do Festival das Aldeias Vinhateiras e a segunda edição do Douro Film Harvest. Em 2011 há mais argumentos para visitar a região, que muitos classificam de destino da moda.
A Turismo do Douro vai estar presente num espaço com 135 m2, um local privilegiado do Pavilhão 1, ao lado do Turismo Porto e Norte, destino convidado. Este stand foi concebido pelo ateliê do arquitecto Nuno Grande,  inspirado nos novos Centros e Informação Turística (CIT) do Douro, adoptando um novo layout moderno que imita os socalcos do Douro. Alguns dos 13 novos CIT devem avançar este ano, para dar coerência e melhorar a imagem da recepção ao visitante no destino, enquanto dinamizam a comunicação entre os vários postos e localidades para bem receber.
O stand da Turismo do Douro na BTL apresenta aos operadores e visitantes o Museu do Côa, equipamento cultural de excelência inaugurado em 2010, uma mais-valia de peso para a região ao articular turismo paisagístico e touring cultural - é o mais importante local com arte rupestre Paleolítica ao ar livre no mundo e o segundo maior museu do país. Através de filmes e imagens animadas num videohall central, está também em destaque o Douro Film Harvest – mostra internacional de cinema que este ano se realiza de 5 a 11 de Setembro e tem o Brasil como país convidado. As imagens em grandes dimensões apresentam ainda os vários produtos estratégicos da Turismo do Douro: o Touring Cultural e Paisagístico, o Turismo Natureza e a Gastronomia e Vinhos.
Numa praça partilhada com a Turismo Porto e Norte acontecem contactos com o trade e no stand e na Praça de Animação do Pavilhão vai estar a decorrer o programa de animação que inclui provas de vinho do Porto, vinhos do Douro, espumantes, por empresas de enoturismo e por parceiros institucionais, como a Rota do Vinho do Porto e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto; show cookings com chefs de cozinha da região, reconhecidos internacionalmente; mostras e degustações de Produtos da Terra e animação popular a cargo dos municípios de Moimenta da Beira e Mesão Frio. Além disto, o restaurante Cais da Villa apresenta o seu novo espaço, numa área concessionada exclusiva dentro do stand, a exemplo do Delfim Douro Hotel, presente pelo segundo ano consecutivo no stand da Turismo do Douro.

No primeiro dia da BTL, inaugura também na Estação do Oriente do Metro de Lisboa a exposição “Douro natural”, do fotógrafo José Miguel Ferreira, promovida pela Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes. A mostra revela o Douro que existe além das vinhas, território paisagístico menos conhecido, mas diverso e de impressionante beleza natural, que marca o carácter e identidade locais.

Fonte: vaipassear 

3 comentários:

OPORTUNIDADE A NÃO PERDER.
Quanto não gastam, muitas outras localidades, para se promoverem?
O texto acima é bem claro quanto ao potencial turístico da região:
“Turismo do Douro Mostra-se Como Destino de Excelência na BTL 2011” – “Douro como Destino de Excelência e Sustentável, com uma procura consistente e uma oferta mais qualificada e diferenciada, em que se destacaram a abertura do Museu do Côa, a consolidação do Festival das Aldeias Vinhateiras e a segunda edição do Douro Film Harvest. Em 2011 há mais argumentos para visitar a região, que muitos classificam de destino da moda.”

Quero crer, que o Concelho de foz Côa está a fazer algo para não desperdiçar esta grande oportunidade, mas, como desconheço essas eventuais démarches, sinto-me na obrigação de solicitar esclarecimentos das entidades oficiais, com obrigações nesta matéria.
O que realmente está a ser feito para agarrar esta grande oportunidade?
O destino Foz Côa “está mundialmente na moda”, o que está a ser feito para que o nosso Concelho responda com uma oferta capaz e qualificada?

Jamais o turismo de Foz Côa será uma fonte de rendimento, sem que a nossa cidade disponha de uma unidade hoteleira que responda a um turismo “mais exigente” e de um parque de campismo bem situado e estruturado.

O Concelho de Foz Côa tem de deixar de ser uma região, que se visita de passagem.

Diria que, tudo o que Foz-Côa necessita com alguma urgência é exactamente, um hotel com oferta suficiente e de qualidade, um parque de campismo em local estratégico, e ainda, a reabertura da Linha do Douro (Pocinho-Barca).
A criação e conjugação destes três parâmetros de cariz turístico,a par da promoção dos já reconhecidos produtos regionais de primeiríssima qualidade , trariam ao concelho a visibilidade que há muito reclama. Tudo o resto, viria por acréscimo.

Concordo, plenamente com o teor dos comentário anteriores, tanto mais que, em minha opinião, se não formos capazes de reunir os pressupostos, indicados pela Carmen,é a viabilidade do próprio Museu que está em causa, para além do desenvolvimento,que se quer sustentado,de nossa querida Foz Côa.
Um abraço
José Carlos Beselga(Pioche)

Enviar um comentário